sexta-feira, 15 de junho de 2012

Capítulo 11 - SENHOR, ABENÇOA-ME EM MEU TRABALHO

11 SENHOR, ABENÇOA-ME EM MEU TRABALHO

Sei como é ir dormir com fome. Quando eu era criança, minha família era tão pobre que muitas vezes não tínhamos comida em casa nem meios de comprá-la. Aquela sensação de fome era assustadora, e o medo nunca me deixou, mesmo depois de adulta. Na verdade, esse medo me levou a sempre trabalhar arduamente, a fim de garantir que jamais acontecesse de novo. Essa situação me levou, quando adolescente, a pegar todos os serviços de babá que conseguia, ganhando 50 centavos por hora nos fins de semana, em vez de ficar com meus amigos. Foi o que me fez trabalhar depois das aulas quase todos os dias e parte da noite, além de sábados e domingos quando estava no ensino médio e na faculdade. Mesmo depois que saí da faculdade e entrei no mercado de trabalho, tinha não apenas um emprego mas dois pelo mesmo motivo. No fundo de minha mente, havia o medo de que não tivesse dinheiro suficiente para comprar comida, assim, com freqüência, trabalhava mais do que minha mente e meu corpo podiam suportar.
Só quando conheci o Senhor e comecei a entender como ele provê a seus filhos é que finalmente me livrei do medo. Foi um alívio imenso descobrir que podia confiar que Deus cuidaria de mim. Não precisava mais me matar por desespero; podia buscar nele tudo o que precisava.
Também me tornei mais crítica em relação ao trabalho que fazia. Não precisava mais aceitar todos os serviços que conseguia. Em vez disso, perguntava a Deus quais eram os serviços que ele queria que eu aceitasse. Descobri que, quando era guiada pelo Senhor no serviço que fazia e entregava meu trabalho a ele para a sua glória, ele o abençoava. Não era mais uma tortura. Pedia a Deus que me ajudasse a fazer bem o serviço e, como resultado, meu trabalho logo se tornou produtivo, bem-sucedido e realizador.

Todas nós temos um trabalho a fazer
Não importa se você é mãe e dona-de-casa, estudante em tempo in¬tegral, executiva de uma grande empresa, uma mulher sozinha e in¬dependente, uma mulher casada que administra o lar, profissional qualificada, portadora de deficiência, babá, empregada doméstica, mãe solteira que trabalha fora ou voluntária num centro de assistên¬cia a pessoas carentes - você tem um trabalho a fazer. Não importa se seu trabalho é reconhecido pelo mundo todo ou somente por Deus. Não importa se você está ganhando uma fortuna ou não está rece¬bendo nenhuma compensação financeira. Seu trabalho é valioso. E você quer que ele seja abençoado por Deus.
Seja qual for o trabalho que fazemos, queremos fazê-lo bem e ter sucesso. Quando nosso trabalho é bom, ele nos traz realização. Quando conseguimos fazer algo que vale a pena, que faça diferença na vida de outras pessoas, de nossa família ou de nós mesmas, isso traz satisfa¬ção. No entanto, quando o trabalho de nossas mãos não é abençoa¬do, sentimos o peso da frustração e da falta de realização.
A mulher ideal descrita na Bíblia trabalha com afinco (Pv 31). Ela compra e vende propriedade (uma corretora de imóveis?). Ela planta uma vinha (uma paisagista?). Ela faz roupas (uma estilista?) e as ven¬de (gerente de uma loja de roupas?). Ela é uma mulher de força, energia e visão, que trabalha duro até a noite e sabe que aquilo que ela tem a oferecer é bom. Deus quer que experimentemos esse tipo de sucesso e satisfação. No entanto, isso não acontece sem oração.
A oração nos ajuda a encontrar o equilíbrio entre sermos ganan¬ciosas, o que desgasta nossa vida (Pv 1:19), e termos "mão remissa", o que nos faz empobrecer (Pv 10:4). A oração nos ajuda a não nos fatigarmos para ser ricas (Pv 23:4,5) e ainda assim sermos diligentes em nosso trabalho, o que no final pode trazer recompensas monetá¬rias (Pv 10:4). A oração nos ajuda a encontrar o equilíbrio entre a preguiça e a obsessão, entre ganhar o mundo todo e perder nossa própria alma (Mt 16:26).
A Bíblia diz que "o trabalhador é digno do seu salário" (1 Tm 5:18). Isso significa que você merece ser paga ou recompensada por seu traba¬lho. As vezes a recompensa já é realizar o trabalho em si. Você não é paga para cuidar da casa, servir sopa a pessoas carentes ou ensinar uma criança a amarrar o cadarço dos sapatos, mas sua recompensa por ver os resultados de seu trabalho é inestimável. "A obra do justo conduz à vida" (Pv 10:16).
Se você tem um trabalho remunerado, não hesite em orar para que seu pagamento seja justo e generoso. Ore para que seu emprega¬dor seja abençoado nos negócios dele a fim de que possa, por sua vez, pagar bem todos os seus funcionários. Ore para que seu trabalho seja reconhecido e valorizado por outros. Ore para receber promoções e crescer dentro da empresa de acordo com a vontade de Deus. Diga: "Senhor, gostaria de receber aquela promoção e aquele aumento, se essa é tua vontade para minha vida". Ao orar dessa maneira e entregar seu trabalho ao Senhor, ele vai abençoá-lo.
Não importa o que consta em seu comprovante de renda, seu trabalho é importante para Deus, é importante para os outros e é importante para você. Você não pode se dar ao luxo de não orar sobre ele. Entregue seu trabalho ao Senhor e peça-lhe que o abençoe.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Peço-te que me mostres qual é o trabalho que devo fazer. Caso seja algo diferente do que estou fazendo agora, revela-me. Se é algo que devo fazer além do que já estou fazendo, revela-me também. Seja o que for que tu me chamaste para fazer agora e no futuro, peço-te que me dês força e energia para fazê-lo bem. Capacita-me para que possa realizar meu trabalho com sucesso. Que eu possa encontrar grande realização e satisfação em todos os aspectos dele, mesmo nas partes mais difíceis e desagradáveis.
Obrigada porque em todo trabalho há algum proveito (Pv 14:23). Peço-te que as recompensas de meu trabalho sejam grandes. Que eu possa receber compensação justa e rica vinda dos depósitos de tua abundância. Abençoa as pessoas para as quais e com as quais traba¬lho. Que eu possa ser uma bênção para cada uma delas. Ao estar em contato com outras pessoas em meu trabalho, peço-te que teu amor e tua paz fluam por meu intermédio e falem alto de tua bondade. Capacita-me para levá-las ao teu reino.
Senhor, agradeço-te as habilidades que tu me deste. Ajuda-me a crescer e melhorar os pontos em que me falta habilidade, para que possa fazer bem meu trabalho. Ensina-me a alcançar a exce¬lência, a fim de que aquilo que eu faço possa ser agradável às outras pessoas. Abre portas para que eu tenha oportunidade de usar minhas habilidades e fecha as portas pelas quais não devo passar. Dá-me sabedoria e direção sobre isso.
Entrego meu trabalho a ti, Senhor, sabendo que tu o estabele¬cer ás (Pv 16:3). Que eu possa sempre amar o trabalho que faço e fazer o trabalho que amo. De acordo com tua Palavra, peço-te que não me falte diligência em meu trabalho, mas que permaneça fervorosa de espírito, servindo-te em tudo o que fizer (Rm 12:11). Estabelece as obras de minhas mãos, para que aquilo que eu faço encontre favor entre os outros e seja uma bênção para muitos. Que eu possa ser sempre para tua glória.

As Promessas de Deus para Mim
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
Salmo 128:1,2

A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto.
Provérbios 10:22

Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.
Salmo 90:17

Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.
Provérbios 22:29

É dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho.
Eclesiastes 3:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio e leu.
Gostou?
Deixe sua opinião!