sexta-feira, 15 de junho de 2012

Capítulo 10 - 10. SENHOR, PREPARA-ME PARA SER UMA VERDADEIRA ADORADORA


10. SENHOR, PREPARA-ME PARA SER UMA VERDADEIRA ADORADORA

Quando eu trabalhava como cantora, dançarina e atriz na televisão, na época em que os musicais estavam no auge, tinha de cantar a mesma canção repetidamente o dia todo enquanto a ensaiava com a coreografia. Então, à noite, precisava cantá-la mais uma porção de vezes durante as gravações feitas para o show do dia seguinte. As canções precisavam ser gravadas com antecedência, pois enquanto dançava e cantava ao mesmo tempo não tinha como usar o microfone. Naquela época não havia microfones portáteis como os de hoje. Eu voltava para casa à noite, depois da última sessão, e mal conseguia dormir, porque a música e a letra das canções em que havíamos trabalhado continuavam tocando sem parar em minha mente. Não conseguia tirá-las da cabeça.
É exatamente isso que acontece conosco quando ouvimos e cantamos cânticos de louvor e adoração a Deus sem parar. Eles continuam a tocar em nossa mente, alma e espírito, mesmo quando não estamos mais cantando e adorando. Continuam até mesmo quando estamos dormindo.
Aprendi esse princípio anos atrás quando me converti. Naquele tempo, sofria de depressão profunda e, em inúmeras ocasiões, me levantava no meio da noite para cantar ou dizer palavras de louvor a Deus a fim de me livrar dela. Eu havia consultado vários médicos, mas os remédios que me davam pareciam só mascarar o problema. Ele ainda estava lá quando o efeito do remédio passava. Não estou dizendo que as pessoas em depressão não devam tomar remédios.
Estou dizendo que eles não resolviam meu problema. Eu sofria de depressão desde tenra idade, e minha mãe me trancava no armário. O desespero, a insignificância e a tristeza que sentia sobre mim mesma e minha vida tornavam difícil sobreviver a cada dia. Precisava de uma infusão de alegria do Senhor, e era esse o efeito que o louvor a Deus tinha para mim.
Quando louvava e adorava a Deus, era como estar recebendo soro espiritual. Enquanto meu coração e meus olhos se elevavam para Deus em adoração e louvor, a alegria do Senhor era derramada sobre meu corpo, mente, alma e espírito e expulsava a escuridão e a depressão. Sempre funcionava.
Comecei a comprar cânticos de louvor e adoração em fitas e depois em CDs. Ouvia-os no carro enquanto dirigia, no banheiro enquanto secava os cabelos, na cozinha enquanto preparava a comida, pela casa enquanto faxinava ou em minha escrivaninha enquanto escrevia cartas ou verificava a correspondência. Algumas vezes eu can¬tava junto, outras, deixava que a música tocasse em minha mente e espírito. Ficava admirada como a confusão, a opressão, o medo ou a ansiedade não tinham como existir no coração de uma filha de Deus que o adorava. Mais tarde, livrei-me completamente da depressão.
Nada do que fazemos é mais poderoso e transformador do que louvar a Deus. É um dos meios pelos quais Deus nos dá nova forma. Toda vez que o louvamos e adoramos, sua presença vem habitar em nós, muda nosso coração e permite que o Espírito Santo o enterneça e molde de acordo com sua vontade para nós.
Pelo fato de o louvor e a adoração não serem algo que nossa carne deseja fazer naturalmente, precisamos nos determinar a fazê-lo. E, pelo fato de não ser a primeira coisa que nos ocorre, precisamos deci¬dir louvar e adorar, sejam quais forem as circunstâncias. Precisamos dizer: "Eu vou louvar o Senhor". E claro que quanto mais conhecemos a Deus, mais fácil torna-se louvá-lo. Quando chegamos ao pon¬to de não podermos deixar de louvá-lo, estamos no lugar certo. Se em algum momento você se sentir desmotivada nesse sentido, tente ler os 20 motivos para adorar a Deus que apresento a seguir, que estão no Salmo 103. Sempre funciona para mim.

Vinte bons motivos para adorar a Deus
1. Ele perdoa minhas iniqüidades.
2. Ele sara minhas enfermidades.
3. Ele redime minha vida da morte.
4. Ele me coroa de graça e misericórdia.
5. Ele me farta de bens.
6. Ele faz justiça e julga a todos os oprimidos.
7. Ele manifesta seus caminhos.
8. Ele é misericordioso.
9. Ele é compassivo.
10. Ele é longânimo.
11. Ele não nos repreende para sempre.
12. Ele não conserva para sempre sua ira.
13. Ele não nos trata de acordo com nossas iniqüidades.
14. Ele tem misericórdia para com os que o temem.
15. Ele afasta de nós nossas transgressões.
16. Ele se compadece de nós.
17. Ele se lembra de que somos pó.
18. Sua misericórdia é eterna.
19. Ele abençoa os filhos e os netos daqueles que lhe obedecem.
20. Ele domina sobre tudo e estabeleceu seu trono nos céus.

A adoração como Deus deseja
Podemos dizer que conhecemos e amamos a Deus, mas, se não esti¬vermos adorando-o e louvando-o todos os dias, não sabemos, de fato, quem ele é. "Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorifi¬caram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insen-sato" (Rm 1:21). Deixamos de ter muita coisa em nossa vida quando não damos a Deus a glória que lhe é devida. Não queremos ficar vagando no escuro dedicando nossa mente a coisas vãs, tudo porque não somos verdadeiras adoradoras de nosso Deus maravilhoso.

Cinco maneiras divinas de adorar o Senhor
Deus deseja que dediquemos todo o nosso ser em adoração a ele, e deseja que o façamos do jeito dele.
1. Deus quer que cantemos louvores a ele. "Louvai ao SENHOR, por¬que é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor" (Sl 147:1). "Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico" (Sl 100:2).
2. Deus quer que levantemos as mãos a ele. "Erguei as mãos para o santuário e bendizei ao SENHOR" (Sl 134:2).
3. Deus quer que falemos palavras de louvor a ele. "Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" (Hb 13:15).
4. Deus quer que o louvemos com danças e instrumentos. "Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa. Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-o com címbalos sonoros" (Sl 150:3-5).
5. Deus quer que o louvemos junto com outros cristãos. "A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da con¬gregação" (Hb 2:12).
Louvar e adorar a Deus com outros cristãos é uma das coisas mais poderosas e significativas que podemos fazer em nossa vida. A adora¬ção em conjunto faz com que cadeias sejam quebradas e abre cami¬nho em nós para mudanças maravilhosas que, de outro modo, talvez nunca ocorressem. Quando adoramos a Deus em conjunto, ocorre uma dinâmica poderosa no reino espiritual que não pode acontecer de nenhuma outra maneira.
Não importa em que contexto de igreja você está ou já esteve, peça a Deus que a transforme numa verdadeira adoradora. É isso que ele quer de você. Entregue-se completamente à adoração e ao louvor. Enquanto você tiver fôlego, pode regozijar-se sempre, orar sem cessar, em tudo dar graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para você (1 Ts 5:16-18). Os cânticos de adoração que você entoa sem parar em seu coração ao longo do dia vão encher sua alma à noite.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Não há maior fonte de alegria para mim do que te adorar. Venho a tua presença com ações de graça e inclino-me diante de ti no dia de hoje. Exalto teu nome, pois tu és grande e digno de ser louvado. Obrigada por teres colocado alegria em meu coração (Sl 4:7). Toda honra e majestade, poder e glória, santidade e justiça pertencem a ti, Senhor.
Obrigada porque "benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência" (Sl 145:8). Obrigada porque "grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir" (Sl 147:5). Obrigada porque tu amparas o humil¬de e fazes cair por terra os ímpios (Sl 147:6). Obrigada porque fazes justiça aos oprimidos, dás pão aos que têm fome e libertas os encarcerados. Obrigada porque tu abres os olhos dos cegos e levan¬tas os abatidos (Sl 146:7,8).
Obrigada, Senhor, porque teus planos para minha vida são bons, e tu tens para mim um futuro cheio de esperança. Obrigada porque tu estás sempre restaurando minha vida, conduzindo-a a uma plenitude cada vez maior. Eu te louvo e te agradeço, pois tu és para mim aquele que sara, aquele quê supre, és meu Redentor, meu Pai e meu Consolador. Obrigada por te revelares a mim por intermédio de tua Palavra, de teu Filho Jesus e de tuas obras po¬derosas na terra e em minha vida. Obrigada por teu amor, tua paz, alegria, fidelidade, graça, misericórdia, bondade, verdade e cura. Obrigada porque posso depender de ti, pois tu e tua Palavra sois firmes. Obrigada porque tu és o mesmo ontem, hoje e sempre.
Senhor, perdoa-me quando deixo de louvar-te e adorar-te como tu mereces e desejas. Ensina-me a adorar-te de todo o meu coração e da maneira como tu queres. Faze-me uma verdadeira adoradora, Senhor. Que o louvor e a adoração sejam minha primeira reação em todas as circunstâncias.
Louvo teu nome no dia de hoje, Senhor, pois tu és bom, e a tua misericórdia dura para sempre (Sl 136:1). "Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos" (Sl 63:3,4). Eu declararei entre as nações a tua glória, entre todos os povos, as tuas maravilhas (Sl 96:3). Eu te adoro na beleza da tua santidade e te dou a glória devida ao teu nome (Sl 29:2).

As Promessas de Deus para Mim
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
João 4:23,24

Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo; invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.
Salmo 50:14,15

Mas regozijem-se todos os que confiam em ti; folguem de jú¬bilo para sempre, porque tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. Pois tu, SENHOR, abençoas o justo e, como escudo, o cercas da tua benevolência.
Salmo 5:11,12

O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glori¬ficará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus.
Salmo 50:23

Render-te-ei graças, SENHOR, de todo o meu coração; na pre¬sença dos poderosos te cantarei louvores. Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra. No dia em que eu clamei, tu me acudiste e alentaste a força de minha alma.
Salmo 138:1-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio e leu.
Gostou?
Deixe sua opinião!