sexta-feira, 15 de junho de 2012

Capítulo 12 - SENHOR, PLANTA-ME PARA QUE EU POSSA DAR O FRUTO DE TEU ESPÍRITO


12. SENHOR, PLANTA-ME PARA QUE EU POSSA DAR O FRUTO DE TEU ESPÍRITO

Durante a maior parte da vida meu pai foi fazendeiro. Ele sabia como plantar e cultivar lavouras saudáveis. A coisa mais importante que aprendi com ele foi cultivar uma horta e um pomar. Não tínhamos as ferramentas sofisticadas que as pessoas têm hoje em dia - apenas uma pá e uma enxada. Nem sequer tínhamos água corrente ou encanamento na casa, quanto mais um sistema de irrigação na plantação. Precisávamos esperar a água para a irrigação chegar à nossa terra e então canalizá-la até as lavouras cavando pequenas valas para a água passar dos dois lados de cada fileira de sementes. Desse modo, ela molhava as raízes sem levar embora as mudas.
Depois que plantávamos as sementes e as regávamos, nutríamos, alimentávamos e cuidávamos do solo ao redor das sementes, para que elas pudessem crescer livremente. Também procurávamos proteger nossas plantas do granizo, do vento e das geadas. Quando as frutas, os legumes e as verduras estavam se formando, verificávamos se eles não estavam se separando da planta nem a planta das raízes. Se éramos cuidadosos e diligentes, tínhamos uma boa colheita. Isso sempre fazia meu pai encher-se de orgulho.
Quer percebamos, quer não, cada dia todas nós estamos plantando alguma coisa na vida. Também estamos colhendo aquilo que plantamos no passado. A qualidade de nossa vida neste momento é resultado do que plantamos e ceifamos algum tempo atrás. Colhemos o bem e o mal durante anos de acordo com o que semeamos. Por isso é tão importante plantar e cuidar agora das sementes certas.
Jesus disse que ele é a videira e nós somos ramos. Se permanecermos nele, daremos fruto (Jo 15:5). "Permanecer" significa continuar, ficar, habitar. Em outras palavra, se habitarmos com ele e ele conosco, daremos o fruto de seu Espírito (Gl 5:22,23). É isso que queremos.
Dizem que ficamos parecidos com a pessoa com quem vivemos e estamos mais intimamente ligados. Quando compartilhamos nossa vida com Jesus, sua semelhança é estampada em nosso espírito e alma. Quando nos ligamos a ele, o fruto de seu Espírito manifesta-se em nós.

Nove boas maneiras de produzir uma excelente colheita
1. Plante sementes de amor. Peça a Deus para plantar o amor dele em você de maneira tão profunda e poderosa que você possa experimentá-lo plenamente. Peça também que o amor dele flua por seu intermédio para as outras pessoas. Jesus disse: "Se guardardes os meus mandamen¬tos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guar¬dado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço" (Jo 15:10). Peça a Deus que a ajude a obedecer a suas leis para que nada impeça a plenitude do amor dele de florescer em você.
2. Plante sementes de alegria. A alegria não tem nada a ver com as circunstâncias. Você pode ter alegria apesar de problemas difíceis e dolorosos, pois a alegria surge de um relacionamento próximo e ínti¬mo com o Senhor. Você não pode ter alegria se se sentir separada de Deus ou não confiar nas promessas dele para você. Jesus disse: "Te¬nho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo" (Jo 15:11). Quando você vive na alegria do Senhor, você espera que Deus fará algo maior em sua vida. Peça que a alegria do Senhor seja plantada em você e se manifeste por meio de sua vida, a fim de que sua lavoura se espalhe por toda a parte, até os campos ao seu redor.
3. Plante sementes de paz. Ore para que a presença do Senhor plantada em sua vida ofereça paz que excede o entendimento. Ore para que essa paz se fortaleça e prevaleça quaisquer que sejam as circunstâncias em que você se encontra. "E a paz de Deus, que exce¬de todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fl 4:7). Só podemos ter verdadeira paz se vivermos num relacionamento correto com Deus. Peça a Deus que a ajude a conhecer sua paz de maneira tão poderosa que traga paz aos outros ao seu redor.
4. Plante sementes de paciência. Por que você acha que é impor¬tante que Deus cultive em nós a paciência? Porque o tempo de Deus não é o mesmo que o nosso. Ele está sempre fazendo mais do que vemos ou sabemos, portanto devemos confiar nele com relação ao tempo em que leva para fazer com que as coisas aconteçam. Deus nos aperfeiçoa e nos refina antes de nos conduzir a tudo aquilo que ele tem para nós, e isso leva tempo. "Para que não vos torneis indo¬lentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas" (Hb 6:12). "Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" (Tg 1:4). "É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma" (Lc 21:19). Outra palavra para paciência é longanimidade. O termo diz tudo: longo ânimo. Quando você sofre durante longo tempo, signi¬fica que suporta mais coisas do que gostaria. Peça que a paciência de Deus esteja arraigada em sua alma de tal modo que nada do que você tenha de suportar venha a arrancá-la de lá.
5. Plante sementes de bondade. Você pode escolher o que planta em sua terra. Você pega as sementes que deseja e as coloca no solo, e Deus as faz crescer. A bondade é algo que você precisa plantar intencionalmente. Ou, em outras palavras, a bondade é algo que você precisa escolher vestir, como uma roupa. "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade" (Cl 3:12). O ato supremo de bondade foi Jesus ter dado sua vida por nós. Ore para que esse tipo de bondade cresça dentro de você a fim de que também possa dar sua vida por outros com atos de bondade.
6. Plante sementes de benevolência. Quando a benevolência de Deus é semeada em nossa alma, leva a produzir boas obras. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más" (Mt 12:35). "Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons" (Mt 7:17,18). Peça a Deus que a ajude a habitar nele para que a benevolência dele cresça em você. Quando ela crescer em seu coração, coisas boas virão de sua vida.
7. Plante sementes de fidelidade. Quando somos inabaláveis, constantes, seguras, confiáveis, leais, quando as pessoas podem depender de nós e fazemos o que é certo a qualquer preço, demonstramos fidelidade. "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito" (Lc 16:10). Ore para que a fidelidade de Deus continue a se fortalecer dentro de você a cada dia de sua vida. Peça que a fidelidade dele fortaleça todos com quem você tiver contato e inspire os outros a também ser mais fiéis.
8. Plante sementes de mansidão. Quando somos petulantes e arrogantes, fazemos as pessoas se sentirem mal conosco e com elas mesmas. A mansidão é uma brandura humilde que é calma, tranqüilizadora, pacífica e agradável de se ter por perto. A Bíblia diz: "É necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos" (2 Tm 2:24). "A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento" (Tg 3:17). Ter consideração pelos sentimentos e necessidades dos outros ao demonstrar mansidão mostra que você está respondendo ao Espírito de Deus e que aquilo que foi plan¬tado em você está criando raízes. Ore para que você possa ser tão mansa quanto foi Jesus (2 Co 10:1).
9. Plante sementes de domínio próprio. O domínio próprio não é frágil como a planta do morango; é grande e forte como a macieira. Só Deus pode cultivar algo tão grandioso em você e fazer dar frutos. A falta de domínio próprio significa que você faz o que bem entende sem considerar as conseqüências. Ore para que não lhe falte determinação diante das forças que agem sobre sua alma. "Associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade" (2Pe 1:5,6). Peça a Deus que cultive em você um domínio próprio que crescerá como uma árvore de força. Peça-lhe que ajude você a governar suas paixões, desejos e emoções, sujeitando-as ao Espírito Santo. Ele lhe dará a disciplina necessária.
Se você não tem dado frutos do Espírito em sua vida como gostaria, peça a Deus que a ajude a plantar boas sementes e a arrancar qualquer erva daninha que esteja crescendo ao redor de sua alma. Nutra o solo do seu coração com o alimento da Palavra de Deus e peça ao Espírito Santo que o regue novamente a cada dia. Enquanto você permanecer fielmente na videira verdadeira, garanto-lhe que você produzirá uma safra de frutos espirituais que encherão seu Pai celeste de orgulho.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Sonda meu coração, prova-me e vê se há em mim algum mal. No lugar de tudo o que está errado em meu caráter, coloca tua benevolência. Cultiva os frutos de teu Espírito em mim e faze-me florescer. Ajuda-me a permanecer em ti, Jesus, para que eu dê frutos em minha vida. Convido-te, Espírito Santo, para en¬cher-me novamente de teu amor no dia de hoje, para que ele flua de mim e chegue até a vida de outros.
Tu disseste em tua Palavra: "Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração" (Cl 3:15). Peço-te que tua paz reine sobre meu coração e minha mente de tal modo que as pessoas possam senti-la quando estiverem perto de mim. Ajuda-me a seguir "as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros" (Rm 14:19).
Dá-me a alegria produzida quando te conhecemos. Torna-me paciente com outros para que eu possa refletir teu caráter a eles.
Ajuda-me a demonstrar bondade sempre que houver oportunidade e que tua benevolência flua por meu intermédio, afim de que eu possa fazer o bem a todos. Faze-me ser uma pessoa fiel para que possa ser digna de confiança em todas as coisas. Ajuda-me a ter a "mansidão e benignidade" de Cristo para que reflita teu espírito de mansidão (2Co 10:1). Capacita-me para que eu tenha domínio próprio sobre meus pensamentos, palavras e hábitos.
Submeto-me a ti naquilo que preciso ser podada a fim de dar mais fruto. Sei que sem ti nada posso fazer. Tu és a videira, e eu sou o ramo. Devo permanecer em ti afim de dar fruto. Ajuda-me a fazê-lo. Obrigada por tua promessa de que, se eu permanecer em ti, e se tua Palavra permanecer em mim, posso pedir o que desejar, e isso me será feito (Jo 15:7). Obrigada por tua promessa de que, se eu fizer um pedido, eu o receberei (Jo 16:24). Que eu possa ser como árvore plantada junto de teus rios de água viva, a fim de que dê fruto no devido tempo (Sl 1:3). Em nome de Jesus, peço-te que o fruto de teu Espírito cresça em mim e seja reconhe¬cido claramente por todos que me virem e que seja para tua glória.
As Promessas de Deus para Mim
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Gálatas 5:22,23

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tomareis meus discípulos.
João 15:1-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio e leu.
Gostou?
Deixe sua opinião!