segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Capítulo XXIV - 24. SENHOR, LIBERTA-ME DO MEDO NOCIVO



24. SENHOR, LIBERTA-ME DO MEDO NOCIVO

Durante anos, eu não conseguia tomar banho sem ficar com medo. Isso por causa de todas as imagens assustadoras do filme Psicose, que voltavam sempre para me aterrorizar. Eu havia assistido ao filme quando jovem, e desde então ele estragara todo o meu prazer de tomar banho. Foi só quando aceitei o Senhor e alguém orou por mim para que eu fosse libertada do medo que pude, de fato, fechar os olhos no chuveiro e desfrutar da água.
Havia ainda uma porção de outras coisas das quais eu tinha medo, como de morrer, passar fome, fracassar, de avião, acidentes, agulhas, facas, de me perder, ser abandonada, ficar doente, ser ferida, do escuro, do desconhecido, da opinião alheia e de ser rejeitada. No entanto, Deus me curou de cada um desses medos. Orei especificamente sobre alguns deles. Outros simplesmente foram embora à medida que aprendi a andar com o Senhor e a passar tempo em seu amor e sua presença.
Deus não deseja que vivamos com medo. O medo não vem dele. É o mundo que nos ensina a ter medo. As coisas que vemos no cine¬ma, em vídeos, nos jornais e em livros nos dão medo. O que ouvimos as pessoas dizer ou as vemos fazer nos dá medo. O inimigo pode nos levar a ter medo de tudo, inclusive de nosso futuro. É desgastante se preocupar que algum de seus medos vai se concretizar. Contudo, não é preciso ser atormentada pelo medo.

Medo nocivo
Existem dois tipos de medo: o que é do Senhor e o que é nocivo. Devemos orar para viver no temor do Senhor, que é bom, e não no medo nocivo, que é um tormento. Um dos tipos mais comuns de medo nocivo é o temor às pessoas ou medo da rejeição. É uma armadilha em que podemos cair sem nem mesmo perceber. A fim de nos protegermos dele, precisamos nos preocupar mais com o que Deus diz do que com o que qualquer outra pessoa diz. Devemos nos voltar para ele em busca de aprovação e aceitação e não para outras pessoas. Se Deus não ocupa o primeiro lugar em nosso coração, estamos sem¬pre temendo as pessoas. "Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no SENHOR está seguro" (Pv 29:25).
Há tanto o que temer neste mundo. Por vezes, só é preciso uma notícia para nos encher de medo. Nossa própria imaginação pode assustar-nos, mas Deus deseja nos libertar de todo o medo para sempre.

Quatro boas maneiras de livrar-se do medo nocivo
1. Livre-se do medo nocivo orando. A Bíblia diz que temos medo por¬que não fomos aperfeiçoadas no amor. "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tor¬mento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor" (1 Jo 4:18). O único amor perfeito é o amor de Deus. A maneira de aperfeiçoar-se no amor dele é chegar-se a ele e deixar que ele a encha de seu amor. Quando você o fizer, ele a libertará de todo medo.
2. Livre-se do medo nocivo controlando o que você recebe em sua mente. As coisas do mundo podem muitas vezes nos causar medo. Que tipo de informação você está recebendo do mundo? Algumas dessas coisas estão lhe causando medo? Como você pode mudar isso? Você assiste a filmes de terror no cinema ou assiste a programas as¬sustadores na televisão? Em vez disso, leia a Palavra. Se assistir ao noticiário lhe dá medo, ou não assista a ele ou o use como oportuni¬dade para orar pelas situações que aparecem nas notícias. Faça todo o possível para chegar-se a Deus (você pode, por exemplo, ouvir música de adoração ou entoar cânticos de louvor). O medo desaparece na presença do Senhor.
3. Livre-se do medo nocivo passando tempo com a Palavra de Deus. Muitas vezes em minha vida, quando me sentia amedrontada, descobri que todo o medo desaparecia com a simples leitura da Bíblia. Saber o que a Palavra de Deus diz sobre os medos e as promessas que Deus nos deu pode fazer toda a diferença. Diante do medo, podemos ainda falar em voz alta trechos da Palavra, o que é uma arma poderosa contra ele. Você nem precisa ler ou citar Escrituras específicas sobre o medo. Ler qualquer parte da Bíblia pode afastar o medo, pois o Espírito do Senhor encontra-se em cada página.
4. Livre-se do medo nocivo ao viver no temor do Senhor. Quanto mais você vier a conhecer o Senhor e compreender quem ele é, mais vai reverenciá-lo e maior temor terá de desagradá-lo. Isso se chama temor do Senhor e faz com que você lhe obedeça. É aquilo que leva você a se chegar a Deus e aumenta seu desejo por ele. Faz com que você se esqueça de todas as coisas que lhe dão medo, pois elas se tornam ínfimas em comparação com o imenso poder de Deus. Quan-do você tem o temor do Senhor, você teme o que seria de sua vida sem ele.

Temor do Senhor
Noé é um bom exemplo de temor do Senhor. Ele passou todo aquele tempo preparando a arca para o dilúvio que estava por vir porque tinha temor do Senhor. "Pela fé, Noé, divinamente instruído acer¬ca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé" (Hb 11:7). As pessoas riram e caçoaram dele enquanto construía a arca, mas Noé cria em Deus e preocupava-se mais com o que Deus dizia do que com aquilo que as pessoas diziam. No final, isso aca¬bou salvando sua vida. Eis a melhor coisa que você pode fazer: "Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem" (Ec 12:13). Isso também salvará sua vida.

Sete coisas boas que resultam de temer a Deus
1. A bênção da provisão de Deus. "Temei o SENHOR, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem" (Sl 34:9).
2. A bênção da proteção de Deus. "O temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará" (Pv 19:23).
3. A bênção da misericórdia de Deus. "Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem" (Sl 103:11).
4. A bênção da bondade de Deus. "Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam" (Sl 31:19).
5. A bênção da abundância de Deus. "O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida" (Pv 22:4).
6. A bênção da resposta de Deus. "Ele acode à vontade dos que o temem; atende-lhes o clamor e os salva" (Sl 145:19).
7. A bênção da liberdade de Deus. "Pelo temor do SENHOR OS homens evitam o mal" (Pv 16:6).
Deus tem segredos. Não é que ele não deseja que você conheça esses segredos, é que ele deseja que você se chegue a ele e os descubra. "A intimidade do SENHOR é para os que o temem" (Sl 25:14). Deus deseja que você ande com ele, fale com ele e tenha com ele o tipo de relaciona¬mento no qual ele compartilha de si com você e lhe diz coisas que você não sabia antes e que não ficaria sabendo se ele não lhe revelasse. Quando você se aproximar e se aquietar o suficiente, ele sussurrará em seu coração um segredo, e este mudará sua vida. Nesse momento, todo o seu medo se dissipará. Peça a Deus que lhe fale no dia de hoje.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Tu és minha luz e salvação. Tu és a fortaleza de minha vida. De quem terei medo? Mesmo que um exército inteiro faça um cerco e me combata, meu coração não se atemorizará (Sl 27:1-3). Serei forte e corajosa, pois sei que estás comigo aonde quer que eu vá (Js 1:9). Liberta-me do medo nocivo, pois sei que o medo nun¬ca vem de ti.
Guarda meu coração e mente do espírito de medo. Hoje estou com medo de (mencione algo que lhe causa medo). Tira esse medo e, no lugar dele, coloca teu perfeito amor. Se tenho em minha mente quaisquer pensamentos alimentados pelo medo, revela-os a mim. Se minha mente não está voltada para ti, mas sim para minhas condições, ajuda-me a mudar isso, a fim de que minha mente se desligue das circunstâncias e volte-se para ti. Mostra-me onde estou permitindo que o medo crie raízes e ajuda-me a impedir que isso aconteça. Remove de dentro de mim meu medo de rejeição e todo medo das pessoas e, no lugar deles, coloca o temor do Senhor.
Tua Palavra diz que tu colocarás o temor no coração de teu povo e não deixarás de fazer o bem a ele (Jr 32:40). Peço que tu faças isso por mim. Sei que tu não me deste um espírito de medo, portanto eu rejeito esse medo e, em vez disso, aproprio-me do po¬der, do amor e da clareza da mente que tu tens para mim. "Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem!" (Sl 31:19). Porque recebi um reino inabalável, posso ter a graça pela qual te sirvo de modo agradável, com reverência e santo temor todos os dias de minha vida (Hb 12:28).
Obrigada porque "o temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará" (Pv 19:23). Ajuda-me a crescer no temor e na reverência a ti para que eu possa agradar-te e escapar dos planos do mal para minha vida. Obrigada porque nada de bom jamais faltará àqueles que te temem.

As Promessas de Deus para Mim
Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
2 Timóteo 1:7

No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
1 João 4:18

Ensina-me, SENHOR, O teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome.
Salmo 86:11

Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar. Porquanto aborrece¬ram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR.
Provérbios 1:28,29

E, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.
Provérbios 2:3-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio e leu.
Gostou?
Deixe sua opinião!