sábado, 16 de junho de 2012

Capítulo 23 - SENHOR, CURA-ME E AJUDA-ME A CUIDAR DE MEU CORPO


23. SENHOR, CURA-ME E AJUDA-ME A CUIDAR DE MEU CORPO

 
Há cerca de dois anos eu quase morri. Vinha sofrendo de problemas sérios na região abdominal há meses e passei por diferentes prontos-socorros e hospitais, consultei vários médicos e especialis¬tas, mas ninguém conseguiu encontrar nada de errado comigo. Todos os exames mostravam que eu estava bastante saudável. Ninguém conseguia descobrir por que eu me sentia tão mal.
No meio da noite mais horrível que já passei em minha vida, senti algo explodir em meu corpo tão violentamente que sabia que morre¬ria se não fosse socorrida. Meu marido me levou para o hospital às 3h30 da madrugada, pois eu não tinha tempo de esperar uma ambulância. No entanto, permaneci deitada no pronto-socorro durante horas, implorando que alguém me atendesse e dizendo para as pessoas que eu morreria se ninguém fizesse alguma coisa logo. Realizaram todos os exames que já haviam feito tantas outras vezes e ainda assim ninguém conseguia encontrar nada de errado em mim.
Meu marido orou por mim continuamente, e minha irmã Susan e minha grande amiga Roz, ao chegarem ao hospital, também oraram por mim. Elas ligaram para outras pessoas e pediram que orassem para que alguém descobrisse o que estava errado comigo. Eu não conseguia orar por mim mesma, a não ser pedir "Jesus, me ajude".
A certa altura, eu disse a Deus: "Chegou minha hora de morrer?", mas não senti que Deus dissesse que chegara. Na verdade, senti-o dizendo que havia coisas que ele ainda queria que eu fizesse.
Só oito horas depois que fui levada para o hospital é que o especialista chamou um cirurgião corajoso o suficiente para dizer: "Não tenho como saber o que há de errado com você, mas acredito que seu apêndice se rompeu. Vou levá-la para a cirurgia imediatamente e, se eu estiver errado, vou descobrir qual é o problema".
No fim das contas, ele estava certo. Depois da cirurgia o médico disse: "Mais uma hora e você teria entrado em coma por choque tóxico, e eu não poderia ter salvo sua vida". Sabia que Deus havia respondido a nossas orações pedindo cura, e esse cirurgião foi uma parte importante dessa resposta.
Durante as duas semanas seguintes, fiquei ligada a tubos e equipamentos e suportei dores que fizeram os partos parecem agradáveis. Até mesmo aplicações constantes de morfina não faziam passar toda a dor. Quando o médico veio me ver certa manhã, perguntei a ele por que aquilo acontecera.
— Fiz alguma coisa de errado? — perguntei. —Tomei vitaminas demais? De menos? Tomei as vitaminas erradas? Não me exercitei o suficiente? Ou me exercitei demais? Sempre tentei me cuidar. Eu poderia ter feito alguma coisa diferente para evitar isso?
— Não há nada que você pudesse ter feito para evitar isso — ele respondeu. — Provavelmente é genético e hereditário.
Mais uma vez ele estava certo. Muitas pessoas em minha família haviam tido o mesmo problema, só que quando eram muito mais jovens do que eu. Na verdade, não pensei que fosse acontecer comigo, pois havia passado da idade em que ocorrera com os outros membros da família. Percebi que não importa quanto nos esforcemos para fazer a coisa certa, nem sempre podemos evitar que coisas ruins aconteçam com nosso corpo. Devemos fazer o melhor que pudermos quando se trata de cuidados conosco, mas sempre precisaremos de Deus para nos curar.

Duas questões separadas
Cura e cuidado do corpo são duas coisas diferentes. Quando você pede a Deus que a cure, ele o fará. Cuidar de seu corpo é algo que você faz. As duas coisas são de importância vital.
Deus sabe que somos uma raça caída e que não podemos fazer tudo perfeitamente. E por isso que ele enviou Jesus para ser aquele que nos cura. No entanto, ele também nos chama a ser bons despenseiros de tudo o que ele nos dá, incluindo nosso corpo. Ele deseja que vivamos em equilíbrio e moderação e que tenhamos cuidado para não abusar do corpo de maneira alguma. Ele deseja que o glorifiquemos no cuidado de nosso corpo, pois somos templo de seu Espírito Santo.
Muitas de nós têm a tendência de pensar: "Tudo que tenho é do Senhor, exceto minha alimentação e atividade física. Essas são minhas". Ou pensamos: "Minha vida pertence ao Senhor, mas meu corpo pertence a mim e posso fazer dele o que achar melhor". Contudo, quando somos do Senhor, nosso corpo tem de ser entregue a ele, bem como tudo o mais. Cuidar de nosso corpo não é algo que possamos fazer bem sem Deus.
A motivação para o que fazemos com relação ao cuidado do corpo é muito importante. Ela vai evidenciar quanto somos bem-sucedidas nessa área. Se nos alimentamos de forma correta e nos exercitamos apenas para que nossas roupas caiam bem, esse cuidado não será suficiente para nos manter bem à medida que envelhecermos. No entanto, se nos alimentamos corretamente e nos exercitamos com o propósito de ser servas mais cheias de vida e energia, saudáveis e úteis para o Senhor, esse cuidado terá conseqüências eternas, e é mais provável que consigamos mantê-lo.
Já ouvi pessoas dizerem: "Não me preocupo em cuidar do corpo, porque o Senhor pode me curar quando eu ficar doente". Esse tipo de pensamento cheio de presunção é perigoso e pode nos causar problemas. O plano de Satanás para nossa vida é fazer justamente aquilo que mais nos machucará. Nós o ajudamos com esse tipo de atitude. Sabotamos nossa vida quando não fazemos o que é melhor para nosso corpo e nossa saúde. Peça a Deus que a ajude a resistir ao que faz mal a você e a ser disciplinada para fazer o que é certo. Deus a ama e valoriza. Ele a criou. Você é o lugar onde o Espírito Santo dele habita, e ele deseja que você se ame e se valorize de modo a cuidar bem de seu corpo.

Em contato com aquele que cura
Apesar de todos os nossos esforços, ainda podemos adoecer. E possí¬vel fazer tudo o que sabemos e ainda assim ficarmos gravemente en¬fermas. Isso porque, sem nenhuma responsabilidade de nossa parte, herdamos predisposições e fraquezas de nossos ancestrais. Podemos ser expostas a doenças terríveis, que só descobrimos no momento em que surgem. Podemos sofrer acidentes. Deus sabia de tudo isso, as¬sim enviou Jesus para ser aquele que nos cura. O toque da cura de Jesus é a misericórdia de Deus para nós.
Na Bíblia, as pessoas simplesmente tocavam Jesus e eram curadas. "Onde quer que ele entrasse nas aldeias, cidades ou campos, pu¬nham os enfermos nas praças, rogando-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste; e quantos a tocavam saíam curados" (Mc 6:56). Nós também precisamos tocá-lo para encontrarmos a cura. A maneira de tocá-lo é passar tempo em sua presença. Peça a Deus que a cure e confie que ele o fará do jeito dele e no tempo dele. Entre numa parceria com Deus para cuidar de seu corpo, sabendo que, apesar de ser aquela que cuida, ele é o que cura.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Obrigada por seres aquele que cura. Volto-me para ti em busca de cura sempre que estou ferida ou enferma. Peço-te que me fortale¬ças e me cures no dia de hoje. Peço especificamente por (mencione uma área na qual você precisa da cura de Deus). Cura-me para que se cumpra o que foi dito "por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças" (Mt 8:17). Tu sofreste, morreste e foste sepultado por mim para que eu pudesse ter cura, perdão e vida eterna. Por tuas chagas fui sarada (1 Pe 2:24). Sei que é em tua presença que en¬contrarei cura. Em tua presença posso tocá-lo e ser tocada por ti.
Só tu sabes o que é melhor para mim e o que não é, portanto, peço que tu reveles isso a mim. Tira toda informação confusa e conflitante e instrui-me no que devo comer e no que devo evitar. Não posso fazê-lo sem ti, Senhor, pois só tu sabes como me criaste. Dá-me a determinação de ser disciplinada sobre o que comer, beber e de que modo me exercitar. Capacita-me para disciplinar meu corpo e dominá-lo (1 Co 9:27).
Senhor, tu disseste em tua Palavra: "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento" (Os 4:6). Não quero ser destruída por ter me faltado o conhecimento da coisa certa a fazer. Ensina-me e ajuda-me a aprender. Guia-me para as pes¬soas que podem ajudar-me ou aconselhar-me. Capacita-me para que eu siga as sugestões e orientações delas. Quando eu estiver doente e precisar consultar um médico, mostra-me qual médico devo consultar e dá a ele sabedoria sobre como cuidar de mim.
A área com a qual mais luto no cuidado de meu corpo é (mencione a área que no momento é mais difícil para você). Sê Senhor sobre essa parte de minha vida, para que eu possa alinhá-la com tua vontade. Ajuda-me a encontrar liberdade e livramento nessa área em que são necessários.
Senhor, quero que tudo o que faço seja para tua glória. Ajuda-me a ser uma boa despenseira do corpo que tu me deste. Confesso as vezes que julguei meu corpo, criticando-o em minha mente por não ser perfeito. Arrependo-me disso e peço-te perdão. Sei que meu corpo é o templo do Espírito Santo que habita em mim. Ajuda-me a entender plenamente essa verdade, afim de que possa manter meu templo limpo e saudável. Ajuda-me a não maltratar meu corpo. Ensina-me a cuidar corretamente de minha saúde.
As Promessas de Deus para Mim
Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
Tiago 5:14-16

Cura-me, SENHOR, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor.
Jeremias 17:14

Porque te restaurarei a saúde e curarei as tuas chagas, diz o SENHOR.
Jeremias 30:17

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qual¬quer, fazei tudo para a glória de Deus.
1 Coríntios 10:31

Sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
2 Coríntios 5:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio e leu.
Gostou?
Deixe sua opinião!