sábado, 16 de junho de 2012

Capítulo 17 - SENHOR, PROTEGE A MIM E A TUDO O QUE PREZO


17. SENHOR, PROTEGE A MIM E A TUDO O QUE PREZO

Há pouco tempo, tive o privilégio de ficar em um apartamento num condomínio de frente para a praia. Esse apartamento específico fica na cobertura e uma parte dele - que inclui o quarto e as salas de estar e de jantar - é toda envidraçada, com vista para o mar. A visão é arrebatadora.
Na primeira manhã em que acordei lá, abri as cortinas e voltei para a cama, a fim de olhar o mar e fazer algumas anotações. Pelo fato de o apartamento ser muito alto, de onde eu estava só podia ver o mar e o céu. Para ver a praia, teria de ir até a sala, sair na sacada e olhar acima do parapeito.
Estava absorta em meus pensamentos, perdida no azul do céu e do mar quando de repente um avião grande passou pela janela, bem na altura do olhar. Estava sobre a água, mas parecia muito perto. A aparição súbita de algo tão enorme e barulhento quase fez meu coração parar. Fui envolvida por uma onda de pânico e medo tão forte que senti uma pontada de dor aguda no peito. Fiquei aterrorizada com o que vi e chocada com minha reação. Não me lembro de ter reagido tão violentamente a algo que não era, de fato, um perigo. No entanto, foi muito inesperado, e jamais pensara que veria um avião na mesma altura que eu estava. Senti-me absolutamente vulnerável. Percebi naquele momento que a única coisa que me separava da morte instantânea era a mão de Deus e o piloto que era um ser humano de valor.
Antes do dia 11 de setembro, um avião entrando pela janela não era um pensamento que teria passado por minha mente. No entanto, a possibilidade sempre existiu, quer eu me desse conta disso, quer não. Comecei a me perguntar quantas outras coisas potencialmente perigosas encontram-se ao nosso redor todos os dias. Coisas que não vemos até que os planos do mal as façam explodir em nossa vida, perigos que nem sequer podemos imaginar até que colidam conosco, transformando-nos para sempre.
Pessoalmente, creio que nosso Pai celeste cuida de nós e nos protege do perigo mais do que nos damos conta. Mas não se trata de uma proteção que simplesmente possamos tomar por certa. Deve¬mos orar por ela com freqüência.
Ser protegida por Deus deve-se em parte à obediência a ele e à vida dentro de sua vontade. Quando não fazemos nem uma coisa nem outra, saímos da cobertura de sua proteção. Não ouvimos a voz dele nos dizendo qual é o caminho a seguir. Quantas vezes pessoas não teriam sido poupadas de uma tragédia, se ao menos tivessem pedido a Deus que lhes mostrasse o que fazer e, então, lhe obedeci¬do? Ou se ao menos estivessem ouvindo?
Lembro-me de estar dirigindo certa vez em meu carro 4x4 alguns dias depois de uma tempestade de neve. Ao me aproximar lentamente de um farol vermelho num cruzamento movimentado, pisei no freio, mas o carro não respondeu. Eu estava em cima de uma poça de gelo escuro e totalmente invisível no asfalto. O cruzamento era composto de duas avenidas de pista dupla com valas fundas de escoamento de cada lado. Havia automóveis cruzando nos dois sentidos diante de mim, e percebi que meu carro estava completamente fora de controle e que eu não conseguia pará-lo.
"Jesus, me ajude", orei. Esforcei-me ao máximo para manter o controle do veículo e evitar que tombasse em uma das duas valas. Nessa tentativa, porém, acabei rodando no meio do cruzamento. Os carros desviavam de mim e procuravam também manter o controle. Um carro verde vinha bem em minha direção e até hoje não sei como não bati nele. O que sei é que orava fervorosamente naquele momento, e a mão de Deus deve ter intervindo. Foi um milagre que nada aconteceu comigo nem com nenhuma outra pessoa. Antes de sair de casa naquele dia, orei especificamente para que Deus me guardasse. Não tenho a menor dúvida de que ele respondeu àquela oração.
Nesses momentos incertos em que seu futuro está por um fio, você quer ter segurança de saber que está em contato com seu Pai celeste e que ele está cuidando de você. Nessas horas, como em meu caso, você precisa de uma resposta de oração instantânea. Contudo, a fim de estar certa de que isso acontecerá, é preciso que você ore todos os dias. Deus é um lugar de segurança para onde você pode ir, mas é melhor se você se refugiar nele diariamente, de modo que se encontre em território conhecido. A Bíblia diz: "No temor do SENHOR, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos. O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte" (Pv 14:26,27). Quando nossos olhos estão em Deus, ele fica de olho em nós.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Peço que tua mão protetora esteja sobre mim. Guarda-me de aci¬dentes, doenças e influências do mal. Protege-me aonde quer que eu vá. Guarda-me em aviões, carros ou qualquer outro meio de transporte. Confio em tua Palavra que me garante que tu és mi¬nha rocha, minha fortaleza, meu escudo, minha cidadela, aquele que me livra do mal e minha força na qual eu confio. Senhor, quero habitar em teu esconderijo e descansar em tua sombra (Sl 91:1). Mantém-me sob a cobertura de tua proteção. Ajuda-me a não sair do centro de tua vontade nem desviar do caminho que tu tens para mim. Capacita-me para que eu sempre ouça tua voz me guiando. Envia teus anjos para me guardarem em todos os meus caminhos. Que eles me sustentem para que eu nem sequer tropece (Sl 91:12). Senhor, tu és meu refúgio e minha força, "socorro bem presente nas tribulações". Portanto, não teme¬rei, "ainda que a terra se transtorne, e os montes se abalem no seio dos mares" (Sl 46:1,2).
Obrigada, Senhor, pois nenhuma arma forjada contra mim prosperará (Is 54:17). Obrigada por não me deixares na mão de pessoas ímpias que tramam contra mim (Sl 37:32,33)- "Guarda-me como a menina dos teus olhos, esconde-me à sombra das tuas asas, dos perversos que me oprimem, inimigos que me assediam de morte" (Sl 17:8,9). Protege-me dos planos das pessoas perversas. Protege-me do perigo súbito. "Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo" (Sl 57:1). Obrigada porque "Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, SÓ tu me fazes repousar seguro" (Sl 4:8). Obrigada, Senhor, por tuas promessas de proteção. Aproprio-me delas no dia de hoje.
As Promessas de Deus para Mim
Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.
Salmo 91:9,10

Toda arma forjada contra ti não prosperará.
Isaías 54:17

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Isaías 43:2

Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.
Salmo 91:4-7

Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.
Salmo 91:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio e leu.
Gostou?
Deixe sua opinião!