sábado, 16 de junho de 2012

Capítulo 16 - SENHOR, MANTÉM-ME NO CENTRO DE TUA VONTADE


16. SENHOR, MANTÉM-ME NO CENTRO DE TUA VONTADE

Quando meus filhos e eu caminhamos pelos escombros de nossa casa em Northridge, Califórnia, pouco depois de ela ter sido destruída pelo terremoto de Northridge em 1993, todos nós choramos. Sabíamos que, se estivéssemos na casa quando tudo aconteceu, talvez não tivéssemos sobrevivido ao terremoto. Todos nós gostávamos daquela casa maravilhosa e detestamos ter de deixá-la quando nos mudamos, poucos meses antes. A decisão de nos mudarmos para outro estado envolveu muita oração e lutas interiores, mas estávamos certos de que era a direção de Deus. Não havíamos sequer vendido a casa antes de nos mudarmos, pois sentimos que devíamos sair imediatamente. Se não tivéssemos buscado a vontade de Deus para nossa vida e seguido-a, mesmo que com relutância, estaríamos lá quando o terremoto aconteceu.
A vontade de Deus é um lugar de segurança. Não estou dizendo que qualquer um que se encontrava na Califórnia durante o terremoto estivesse fora da vontade de Deus. No entanto, creio que nós estaríamos. Creio também que a casa não foi vendida porque qualquer pessoa que estivesse nela naquele momento teria ficado gravemente ferida ou morrido. Quando andamos na vontade de Deus, encontramos segurança. Quando vivemos fora da vontade de Deus, perdemos sua proteção.
Todas nós queremos estar no centro da vontade de Deus. E por isso que não devemos prosseguir em uma carreira, uma mudança ou qualquer grande alteração em nossa vida sem saber que é a vontade de Deus. Devemos pedir a Deus com freqüência que nos mostre qual é sua vontade e nos guie dentro dela. Devemos pedir que ele fale ao nosso coração para que possa nos dizer o que deseja. "Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele" (Is 30:21). Minha família e eu seremos sempre gratos por termos dado ouvidos a Deus e seguido sua direção.

Quatro coisas boas e verdadeiras sobre a vontade de Deus
1. Seguir a vontade de Deus não significa que jamais teremos problemas. Os problemas são parte da vida. Viver na vontade de Deus é ter realização e paz em meio aos problemas. Há uma grande segurança em saber que você está andando na vontade de Deus e fazendo o que ele quer que você faça. Quando você tem certeza disso, pode lidar melhor com o que a vida lhe traz. Portanto, não pense que a presença de problemas em sua vida significa que você está fora da vontade de Deus. Deus usa os problemas para aperfeiçoá-la. Há uma grande diferença entre estar fora da vontade de Deus e estar sendo podada ou provada por Deus. Ambas as situações causam desconforto, mas uma leva à vida e a outra não. Em uma você terá paz, não importa quanto seja incômoda; na outra não.
2. Seguir a vontade de Deus não é fácil. A vida de Jesus confirma que seguir a vontade de Deus não é sempre divertido, gostoso, agradável e fácil. Jesus estava fazendo a vontade de Deus quando foi para a cruz. Ele disse: "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou" (Jo 6:38). Se existe alguém que poderia ter dito: "Não quero seguir a vontade de Deus hoje", esse alguém é Jesus. No entanto, ele a cumpriu com perfeição. E agora ele nos capacita para que também o façamos.
3. Seguir a vontade de Deus pode causar-lhe grande desconforto. Na verdade, se você nunca se sente desconfortável e não precisa se esforçar em sua caminhada com o Senhor, então eu questiona¬ria se você está de fato na vontade de Deus. Minha experiência pessoal é de que o desconforto e o esforço são constantes ao andar na vontade de Deus.
4. Seguir a vontade de Deus não é algo automático. Isso porque Deus nos deu a opção de sujeitarmo-nos a ele ou não. Tomamos essa decisão todos os dias. Vamos buscar sua vontade? Vamos lhe pedir sabedoria? Vamos fazer o que ele ordena? "Não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor" (Ef 5:17). A vontade de Deus é a forma como escolhemos viver cada dia de nossa vida.
Deus não quer que você viva a vida para os desejos da carne, mas "segundo a vontade de Deus" (1 Pe 4:2). Ele deseja aperfeiçoar você "em todo bem", para cumprir a sua vontade operando em você "o que é agradável diante dele" (Hb 13:21). "Porque Deus é quem efe¬tua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vonta¬de" (Fp 2:13). Peço a Deus que em tudo o que você fizer se conserve perfeita e plenamente convicta em toda a vontade de Deus (Cl 4:12).
O melhor lugar para se começar a buscar a vontade de Deus para sua vida é este: "Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Ts 5:18). Agradeça-lhe por mantê-la no centro da vontade dele, e peça-lhe que guie você a cada passo. E tão bom ter a certeza de que estamos no caminho certo e realizando o que Deus deseja, que sei que você fará o que for preciso para ter essa experiência.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Peço-te que me enchas do "pleno conhecimento da [tua] vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual" (Cl 1:9). Ajuda-me a andar de maneira digna, completamente agradável a ti, dando frutos em toda boa obra e crescendo no conhecimento dos teus caminhos. Guia-me a cada passo. Dirige-me "na tua justiça" e "endireita diante de mim o teu caminho " (Sl 5:8). Ao me achegar a ti e caminhar num relacionamento próximo contigo a cada dia, peço-te que me leves para onde devo ir.
Assim como Jesus disse: "Não se faça a minha vontade, e sim a tua" (Lc 22:42), também eu digo a ti: não se faça a minha von¬tade, e sim a tua em minha vida. "Agrada-me fazer a tua vonta¬de, ó Deus meu" (Sl 40:8). Tu és mais importante para mim do que qualquer outra coisa. Tua vontade é mais importante para mim do que meus desejos. Quero viver como tua serva, fazendo tua vontade de coração (Ef 6:6).
Senhor, alinha meu coração com o teu. Ajuda-me a ouvir tua voz dizendo: "Este é o caminho, andai por ele". Mostra-me se estou fazendo algo fora de tua vontade. Fala-me por tua Palavra para que eu tenha entendimento. Mostra-me a ãrea de minha vida em que não estou bem dentro do alvo. Se houver algo que eu deva fazer, revela-me para que eu possa corrigir o rumo. Quero fazer apenas aquilo que tu desejas de mim.
Senhor, sei que não devemos dirigir nossos próprios passos (Jr 10:23). Por isso, peço que tu dirijas meus passos. Só tu sabes o caminho que devo seguir. Não quero sair do caminho em que tu queres que eu ande e acabar chegando ao lugar errado. Quero alcançar tudo o que tu tens para mim e me tornar tudo o que tu me criaste para ser ao andar dentro de tua perfeita vontade para minha vida no presente.
As Promessas de Deus para Mim
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Mateus 7:21

Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, ha¬vendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Hebreus 10:36

Porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.
1 Pedro 3:17

Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.
1 Pedro 4:19

Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
1 João 2:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio e leu.
Gostou?
Deixe sua opinião!