domingo, 2 de setembro de 2012

Capítulo XXIX - Senhor, retira-me do meu passado!

29 – Senhor, retira-me do meu passado!

Imagine que você está participando de uma corrida e está tentando chegar ao fim e ganhar o prêmio. No entanto, por mais que você se esforce, jamais consegue alcançar a linha de chegada, pois há um grande peso amarrado a uma de suas pernas. Você luta para puxá-la, mas ela a atrasa e a faz ficar tão cansada e exausta que se sente tentada a desistir de tudo. Não lhe passa pela cabeça que você não precisa carregar o peso. O peso faz parte de você há tanto tempo que nunca imaginou a vida sem ele. Contudo, você não pode terminar a corrida e garantir o prêmio que Deus tem para você até se livrar do peso.
Essa situação se aplica a muitas de nós. Estamos tentando participar da corrida da vida, mas estamos tendo dificuldade de ganhar velocidade. Isso porque estamos carregando conosco excesso de bagagem do passado e nem nos damos conta. Na verdade, arrastamos essa bagagem conosco há tanto tempo que a consideramos parte de nós. Alguns dias são tão difíceis que sentimos vontade de desistir e sair da corrida. Mas eu tenho uma boa notícia. Deus quer tirar esse fardo de você para que não precise carregá-lo outra vez. Quer seja remoto, como o começo de sua infância, quer seja recente, como ontem, o passado pode impedi-la de alcançar tudo que Deus tem para você. E por isso que Deus deseja nos libertar do passado. E não é só isso, ele também quer redimir e restaurar algo que foi perdido ou destruído no passado e transformá-lo em algo importante em sua vida agora. A verdade é que você jamais alcançará o futuro que Deus tem para você se estiver sempre presa ao passado. Quando você aceitou a Jesus, tornou-se uma nova criatura. Ele fez todas as coisas novas em sua vida e deseja que você viva conforme essa novidade de vida.
Deus diz para nos esquecermos das coisas que ficaram para trás. Como esquecemos o que aconteceu conosco? Precisamos ter amnésia? Ser lobotomizadas? Devemos viver em negação? Precisamos fazer de conta que o passado não aconteceu? Devemos fazer uma "lipoaspiração" de parte de nosso cérebro? A resposta é não para todas as questões acima. Só precisamos orar para que Deus nos liberte do passado, a fim de podermos viver com sucesso no presente.
Um dos grandes mistérios do Senhor é a maneira como ele consegue não só curar mas usar para o bem as experiências e lembranças horríveis, trágicas, dolorosas, arrasadoras, embaraçosas e destrutivas de nosso passado. Ele não a tornará incapaz de relembrá-las, mas vai curá-la de maneira tão completa dos efeitos dessas lembranças que você não pensará mais nelas com dor. Você gostará tanto da vida nova que ele lhe proverá, que não vai querer voltar mentalmente para a antiga. Você ainda terá a lembrança, mas não terá mais a dor. Em vez disso, terá em seu coração louvores pela forma como Deus a restaurou integralmente. E terá o desejo de compartilhar sua experiência com outras pessoas, para que elas possam saber que esse tipo de libertação, restauração e cura também está à disposição delas.

Com o propósito do bem

A razão pela qual Deus não quer apagar completamente o passado de sua memória é que ele deseja usar essa parte de sua vida no trabalho para o qual ele a chamou. Ele pode transformar a pior parte de seu passado em sua maior bênção no futuro. Ele vai tecer essa bênção na base do ministério criado para você, e a partir daí você transmitirá a vida do Senhor a outras pessoas.
É por isso que Deus deseja que você aprenda com seu passado e veja em primeira mão como ele pode redimi-lo. No entanto, ele não quer que você viva no passado. Ele deseja que você leia seu passado como um livro de história, mas não como uma profecia para seu futuro. Ele deseja que você se esqueça das coisas que ficaram para trás e avance para as que estão diante de você (Fp 3:13).
Muitas pessoas jamais alcançam o futuro que Deus tem para elas, pois estão sempre presas ao passado. Um bom exemplo disso são as pessoas que experimentaram a rejeição no passado e ainda temem ser rejeitadas. Elas esperam ser rejeitadas, de modo que veem rejeição nas palavras e ações de outras pessoas. Isso faz com que elas estejam sempre magoadas, temerosas, iradas ou amarguradas e as torna hipersensíveis aos comentários de outras pessoas. Em outras palavras, o medo da rejeição causa justamente a rejeição que elas temiam. Torna-se um círculo vicioso.
Seja qual for o peso do passado que você está carregando, as outras pessoas o verão, mesmo que não saibam do que se trata. As coisas ruins que aconteceram conosco, ou as coisas boas que não aconteceram conosco, serão parte de nossa postura diária, e as pessoas poderão observar no todo, mesmo que não consigam lembrar-se dos detalhes específicos. No entanto, Deus a libertará de seu passado e o usará para a glória dele se você pedir que ele o faça.

Não olhe para trás

Uma vez fora do passado, é importante que você não fique se virando para trás para ver se ele não a está seguindo. Foi o que a esposa de Ló fez, e isso a paralisou. O mesmo acontecerá com você. Sem dúvida alguma esse procedimento fará você se atrasar na corrida. As boas corredoras olham adiante e concentram-se no objetivo.
Mesmo que jamais tenha acontecido algo de ruim em sua vida ou que você tenha sido completamente livrada de todas as suas memórias negativas, ainda assim você precisará orar para ser libertada do passado. Isso porque até mesmo as coisas boas do passado podem impedi-la de permitir que Deus faça algo novo no presente. Se nos fixamos no que fizemos antes, podemos deixar passar aquilo que Deus quer que façamos agora. Deus está sempre querendo levá-la a um novo lugar em sua vida, e você o impedirá de fazê-lo se estiver se apegando à maneira como as coisas sempre foram feitas. Deus nunca vai deixar que nós nos acomodemos nos sucessos do passado. Se confiamos no modo que as coisas sempre foram feitas, deixamos de confiar nele. Essa é a questão.
Garanto que não importa sua idade, Deus tem algo novo que deseja fazer em sua vida. Peça que ele lhe mostre o que é. Diga-lhe que você pretende continuar na corrida e não quer carregar qualquer bagagem do passado por toda a parte com você. Diga-lhe que você quer correr de modo a alcançar o prêmio (1 Co 9:24).

Minha Oração a Deus
Senhor,
Peço que me libertes do passado. Naquelas coisas em que me apeguei ao passado, peço que me libertes, cures e redimas. Escolho me apegar a ti. Ajuda-me a abrir mão de qualquer coisa que estou segurando de meu passado e que tem me impedido de alcançar tudo o que tu tens para mim. Capacita-me para que eu possa me despojar de todas as velhas maneiras de pensar, sentir e lembrar (Ef 4:22-24). Dá-me a mente de Cristo para que eu seja capaz de compreender quando estou sendo controlada pela lembrança de acontecimentos do passado.
Não quero me amarrar ao passado ao deixar de perdoar qualquer pessoa ou acontecimento associado a ele. Ajuda-me a perdoar o que precisa ser perdoado. Peço-te especificamente que me libertes de (cite qualquer lembrança ruim ou dolorosa que você tenha). Entrego a ti meu passado e todos que estão ligados a ele para que tu possas restaurar o que foi perdido. Entrego a ti tudo o que me foi feito ou que eu fiz e que me causa dor. Que isso não me atormente mais nem afete quem eu sou no presente. Alegra-me por tantos dias quantos fui afligida (Sl 90:15). Obrigada por fazeres novas todas as coisas e estares me fazendo nova a cada dia (Ap 21:5).
Ajuda-me a manter os olhos adiante e não nos dias que já se foram e nas maneiras antigas de fazer as coisas. Sei que desejas fazer algo novo em minha vida no dia de hoje. Ajuda-me a concentrar-me no lugar aonde me dirijo agora e não onde já estive. Liberta-me do passado para que eu possa sair dele e entrar no futuro que tu tens para mim.

As Promessas de Deus para Mim

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
2 Coríntios 5:17

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.
Isaías 43:18,19

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:13,14

Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.
Provérbios 4:25-27

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
Apocalipse 21:4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio e leu.
Gostou?
Deixe sua opinião!