sábado, 16 de junho de 2012

Capítulo 19 - Senhor, livra-me de toda a Obra do mal


19. SENHOR, LIVRA-ME DE TODA OBRA DO MAL

Conheço Deus como meu Libertador. Ele me libertou de muitas coisas, inclusive do álcool, das drogas, do temor, da ansiedade, da depressão e do rancor, entre outras. Vi o Senhor me libertar num instante e também passei por um processo de libertação que levou anos. Algumas vezes, tive de jejuar e orar para ser liberta, algumas vezes foi preciso que outros cristãos firmes orassem por mim, e, algumas vezes, aconteceu simplesmente por estar na presença do Senhor. Não importa como aconteceu, o mais importante é que, de fato, aconteceu.
Todas nós precisamos de libertação em algum momento. Isso porque não importa quanto sejamos espirituais, ainda somos feitas de carne. E não importa quão perfeitamente vivemos, ainda temos um inimigo que está tentando erguer fortalezas do mal em nossa vida. Deus quer nos libertar de tudo o que nos prenda, segure ou separe dele.
Jesus nos ensinou a orar: "Livra-nos do mal" (Mt 6:13). Ele não teria nos instruído a fazê-lo dessa forma se não fosse necessário. No entanto, com tanta freqüência deixamos de orar dessa maneira, agindo como se ele não tivesse falado nada. Tantas vezes vivemos como se não tivéssemos consciência de que Jesus pagou um preço altíssimo para que pudéssemos ser livres. Jesus "se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai" (Gl 1:4). Ele deseja continuar a nos libertar no futuro.

Deus deseja ver você livre
Você às vezes tem problemas com as finanças a ponto de achar que jamais irá para frente? Você está sempre doente, com uma coisa ou outra ou tem uma enfermidade recorrente que nunca é diagnosticada ou curada? Você sente que as coisas que faz nunca são valorizadas? Você é desesperadamente atraída por coisas que não lhe fazem bem como álcool, comida, drogas, relacionamentos ímpios ou jogos de azar? Você é atraída pela imoralidade? Você acha impossível superar o ressentimento em relação a alguém por mais que se esforce? Você está sempre em conflitos dentro de um relacionamento importante?
Não importa o que você faça, você se sente sempre longe de Deus? Parece que suas orações nunca são ouvidas ou respondidas? Você se sente mais desanimada e triste do que sente a alegria do Senhor? Você se vê, de tempos em tempos, envolvida com o mesmo velho proble¬ma, os mesmos velhos hábitos de comportamento ou pensamento, as mesmas situações doentias? Você sempre se sente mal sobre si mesma? Se você disse sim a alguma dessas perguntas, tenho boas notícias para você. Deus deseja libertá-la. Ele quer que você se lem¬bre de que ele é o Libertador (Rm 11:26).
Você percebe que qualquer uma dessas tendências ou sintomas pode ser uma arma do inimigo forjada contra você? Tantas vezes entramos nos planos do diabo para nossa vida, sem saber que não precisamos aturar essas coisas. Achamos que é só o destino ou azar, quando na verdade é o inimigo. Mas Jesus veio para nos libertar de tudo o que nos prende. Ele veio para nos colocar acima do inimigo que quer nos destruir. Deus ouve os gemidos daqueles que SÃO ca¬tivos (Sl 102:19,20). Se você clamar a Deus, ele a libertará. E "se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (Jo 8:36). Não importa quanto seja forte aquilo com que você está lutando, o poder libertador de Deus é mais forte.
Deus quer libertar você não apenas porque a ama e tem compai¬xão de você, mas porque deseja que você seja capaz de adorar "sem temor, em santidade e justiça perante ele" todos os dias de sua vida (Lc 1:74,75). É claro que somos responsáveis por nos afastarmos do mal. A Bíblia diz: "O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma" (Pv 16:17). Algumas ve¬zes, nós somos responsáveis pelas coisas que acontecem em nossa vida. Mas algumas vezes há planos do inimigo formados contra nós e dos quais devemos ser libertadas.

Como encontrar a liberdade
A liberdade pode ser encontrada ao orar por si mesma (Sl 72:12), ao pedir que outra pessoa cristã e firme na fé ore com você sobre isso (Sl 34:17), ao ler a verdade da Palavra de Deus com grande entendimento e clareza (Jo 8:32) ou ao passar tempo na presença do Senhor. A maneira mais eficaz e poderosa de passar tempo na presença do Senhor é em louvor e adoração. Toda vez que você adora a Deus, algo acontece no reino espiritual que rompe o poder do mal. Isso porque ele habita em nossos louvores, o que significa que você está na presença dele. "Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" (2 Co 3:17).
A Bíblia diz: "O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra" (Sl 34:7). Sempre que o inimigo tentar lhe dizer que você jamais se libertará, abafe a voz dele com louvor. Agradeça a Deus, pois ele é o Libertador e porque você está sendo libertada en¬quanto o louva. E, uma vez liberta, conte a outras pessoas o que aconteceu. "Digam-no os remidos do SENHOR, OS que ele resgatou da mão do inimigo" (Sl 107:2).
Se você parece estar sempre caindo de volta na mesma coisa da qual já foi libertada, nem perca seu tempo ficando desanimada. Muitas vezes aquilo que parece ser a mesma coisa voltando pode ser uma nova camada vindo à tona e que precisa ser removida. Você não está retrocedendo - está se aprofundando. Essas camadas pro¬fundas de escravidão podem doer muito mais do que as anteriores. Confie que seus dias estão nas mãos de Deus e que ele a livrará a seu tempo (Sl 31:14,15).
Lembre-se de que a libertação vem do Senhor, e é um processo contínuo. É Deus quem "nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos" (2Co 1:10). Deus faz uma obra completa e ele a levará até o fim. Assim, não desista porque está levando mais tempo do que você esperava. Esteja segura de que "aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Fp 1:6).
Ele não descansará "até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa" (Is 62:1). O livramento não transformará você em outra pessoa. Ele a libertará para ser quem você realmente é - uma mulher de Deus inteligente, segura, amorosa, talentosa, bondosa, perspicaz, atraente e maravilhosa.

Minha Oração a Deus
Senhor,
Obrigada por prometeres que me livrarás de toda obra ma¬ligna e me levarás a salvo para o teu reino celestial (2Tm 4:18). Sei que "a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores des¬te mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6:12). Obrigada por colocares todos estes inimigos debaixo de teus pés (Ef 1:22) e "nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido" (Mt 10:26).
Senhor, sei que não posso ver todas as formas de o inimigo erguer fortalezas em minha vida. Dependo de ti, para revelá-las a mim. Obrigada por vires "proclamar libertação aos cativos e res¬tauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos" (Lc 4:18). Sem ti sou cativa de meus desejos, cega para a verdade e oprimida. Mas contigo vem a libertação de tudo isso. "Nas tuas mãos, estão os meus dias; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos meus perseguidores" (Sl 31:15).
Sei que minha libertação vem de ti. Obrigada por me tirares "das muitas águas" e me livrares "de forte inimigo' (Sl 18:16,17). Ajuda-me a ficar firme na liberdade pela qual Cristo me libertou e ajuda-me a não me submeter de novo a qualquer jugo de escra¬vidão (Gl 5:1).
Clamo a ti, Senhor, e peço que me libertes de qualquer coisa que me escraviza ou me separa de ti. Peço especificamente para ser libertada de (mencione uma área na qual você deseja ser liberta¬da). Onde abri a porta para o inimigo com meus próprios desejos, arrependo-me de tê-lo feito. Mostra-me onde estou andando em desobediência para que eu possa mudar o rumo e viver em obedi¬ência aos teus caminhos. Dá-me sabedoria para andar no caminho certo e forças para superar as coisas que me arrastam para baixo (Pv 28:26).
Sei que, mesmo que eu ande na carne, não milito segundo a carne, pois "as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas" (2 Co 10:3,4). Em nome de Jesus, peço que todas as fortalezas erguidas ao meu redor pelo inimigo sejam completamente destruídas. Transforma as trevas em luz diante de mim e endireita os caminhos tortuosos (Is 42:16). Sei que aquele que começou boa obra em mim vai completá-la (Fp 1:6). Dá-me paciência para que eu não desista e força para manter-me firme em tua Palavra.
As Promessas de Deus para Mim
Clamam os justos, e o SENHOR OS escuta e os livra de todas as suas tribulações.
Salmo 34:17

Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.
Salmo 50:15

Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus.
Mateus 16:19

O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo.
Provérbios 28:26

Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.
Salmo 91:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que veio e leu.
Gostou?
Deixe sua opinião!